TV Itararé

Revista Genética na Escola

http://www.uepb.edu.br/index.php?option=com_content&task=view&id=2987&Itemid=745

No ano em que se comemora o bicentenário de nascimento de Charles Darwin, a Universidade Estadual da Paraíba desenvolveu uma série de ações para divulgar a teoria da evolução junto às instituições de ensino. Entre as atividades, figura o Projeto de Extensão Exposições Científicas nas Escolas, oriundo do curso de Biologia da UEPB. A iniciativa, que envolveu oito escolas estaduais de Campina Grande e 800 alunos do Ensino Médio, alcançou tamanho êxito que integra a mais recente publicação da Revista Genética na Escola. A Revista é semestral e on line, advinda da Sociedade Brasileira de Genética.

Tudo começou em agosto de 2008, quando 250 estudantes de graduação do curso de Ciências Biológicas da UEPB foram convidados a ler, na disciplina Práticas Pedagógicas em Ciências Biológicas, as obras “Darwin: do Telhado das Américas à Teoria da Evolução” (de autoria de Nélio Bizzo), e “Evolução Biológica: ensino e aprendizagem no cotidiano de sala de aula”, de Silvana Santos. A partir dessas leituras, os graduandos foram convidados a criar painéis feitos de TNT e giz de cera para composição de uma exposição itinerante, que seria mostrada a professores da rede pública em um curso de formação continuada. Ao longo desse processo de preparação da exposição, uma das produções que se destacou foi o “Cordel do Darwin”.

A inspiração surgiu quando alguns estudantes de uma das turmas assistiram a uma palestra ministrada pelo cordelista Josenildo Maria de Lima, que utiliza cordéis para ensinar as leis da Física. Josenildo foi convidado a ensinar aos alunos da Biologia na elaboração das estrofes e das rimas próprias da literatura de cordel. Os diferentes capítulos do livro de Nelio Bizzo foram subdivididos entre os diferentes grupos de uma turma, os quais se responsabilizaram por sintetizar as ideias principais em versos. O “Cordel de Darwin” é composto por dezesseis estrofes que retratam os principais eventos narrados no livro e é encerrado com uma estrofe específica sobre a teoria sintética da evolução. A partir da letra do cordel, Elnathan Monteiro da Silva, músico e licenciando em Biologia, criou o “Forró do Darwin”. Tanto o Cordel quanto o Forró têm sido utilizados nas escolas como modelo para produção e transformação de literatura e conceitos científicos em outras linguagens.

O Projeto é de autoria de Allysson Allan de Farias, Ednno dos Santos Almeida, Raissa Azevedo Brasileiro, Uirá Souto Melo, Marina Tanieri de O. Soares, Alexandre Sarmento Queiroga, Laura Maria Marinho A. Barbosa, Evaldo de Lira Azevedo, sob a coordenação da professora Silvana Santos. Conforme Silvana, a publicação na Revista Genética na Escola veio elevar ainda mais o empenho dos estudantes envolvidos na atividade. “Eles foram muito dedicados e criativos. Trabalharam muito para o sucesso do Projeto, que terminou se transformando num artigo de uma das revistas mais importantes do País nesse segmento. Estamos muito felizes”, ressaltou.

Quem desejar ler o artigo na íntegra deve acessar o endereço:

http://www.geneticanaescola.com.br/ano4vol2/MS02_002.pdf

Sobre a Revista Genética na Escola

A Revista Genética na Escola, on-line, tem como objetivo subsidiar debates e reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de genética. O público-alvo é de professores do ensino médio e superior. Dentro de suas diferentes seções, a revista oferece oportunidade aos autores de submeterem artigos sobre “Temas atuais em genética”, “Atividades práticas”, “Trabalhos clássicos” e “Metodologias alternativas” que abordem uma das seguintes áreas: Genética Humana e Médica, Genética do Desenvolvimento, Genética Vegetal, Genética Animal, Genética Evolutiva, Genética de Microorganismos, Mutagênese e Ensino de Genética.