Enfim, o dia D

http://www.uepb.edu.br/index.php?option=com_content&task=view&id=2452&Itemid=0
(adaptado)


Com euforia e interação, alunos do ensino médio de escolas públicas estaduais participaram, nesta quarta-feira (20), no Sesc Centro, em Campina Grande, do evento “Dia D da Evolução”, promovido por professores e estudantes do Departamento de Biologia da Universidade Estadual da Paraíba. Estiveram presentes estudantes das escolas Raul Córdula, Estadual da Liberdade, Clementino Procópio, Estadual da Prata, Normal, PREMEN, Estadual de Areial e Estadual de Soledade.

O evento, que teve como tema o famoso trabalho de Charles Darwin e sua teoria da “Evolução das Espécies”, contou com a Mostra de Exposições de Painéis, que apresentou trabalhos ilustrados desenvolvidos pelos próprios alunos sobre a teoria, e com a Gincana de Conhecimentos, um jogo eliminatório de perguntas e respostas que premiou o vencedor com uma bolsa de estudos integral e anual do Colégio Motiva.

Durante a atividade foram apresentados o Cordel de Darwin, de autoria do cordelista Josenildo Lima; a paródia cantada pelos alunos do Raul Córdula; e houve a exibição do filme produzido por alunos do Curso de Arte e Mídia da Universidade Federal de Campina Grande, sobre o dia a dia nas salas de aula durante o desenvolvimento do projeto.

A vencedora da Gincana de Conhecimentos foi a estudante Anne Rosalyn, do 1º ano da Escola Emídio Viana (Normal), que foi ovacionada por seus colegas ao receber o resultado final. “Estou muito orgulhosa com o prêmio”, relatou Anne, que pretende utilizar a bolsa de estudos para se preparar para o Vestibular.

Para Allysson Allan, integrante do projeto de extensão da UEPB, o evento foi um sucesso e superou todas as expectativas. “Foram mais de 300 alunos participantes, com apoio e incentivo total das escolas e dos professores”. O sucesso do projeto foi comentado por docentes e graduandos. Segundo Laura Marinho, aluna do curso de Biologia, atividades deste tipo tiram a monotonia das salas de aula e levam os estudantes a desenvolverem o raciocínio lógico. Como prova, o secundarista Gábio Almeida, da Escola Estadual da Prata, disse que "por causa deste jogo lidei com mais facilidade com o assunto e estudei muito mais devido as pesquisas”.

O projeto de extensão da UEPB “Exposições Científicas na Escola”, peça-chave na implantação do “Dia D da Evolução”, encontra-se em fase final de conclusão, mas, segundo Allysson, novas vertentes estão em planejamento com o objetivo de levar a ciência divertida para outras escolas e cidades.

O final do evento ficou por conta do Forró do Darwin, cantado pelo graduando em ciências biológiocas Elnathan Monteiro.

1 comentários:

Alexandre Sarmento Queiroga disse...

Caros amigos extensionista e Dra Silvana,

Como não se emocionar perante a criatividade vertiginosa do Dr Allyson Allan?
Lembro-me do vestibular da UEPB e UFCG em 2005 da quel eu tinha
conhecido Allysson, já sabia que eu estava de fronte a um jovem
promissor que será imortalizado pela ciência. Os motivos são vários,
mas destaco este insight (projeto de extensão) fruto da mente e
coragem dos dois autores, só no dia 20/05 eu aprendi com veemencia o
que significa "prestar serviço a sociedade", "lutar por um mundo
melhor" e eu agradeço de coração a confiança que depositaram na minha
capacidade no momento em que fui selecionado para o projeto.
Sei que tenho um pensamento científico um pouco divergente de alguns,
mas não desisto de ter este amor pela busca das minhas origens como
alysson deixou claro no texto, seja na evolução, seja na fisica
quantica, seja no pensamento holistico, seja no pensamento
reducionista, seja na fé, seja na razão, MAS TENHO A CERTEZA QUE ESTE
PROJETO CONTRIBUIU MUITO PARA MINHA FORMAÇÃO!

Agradeço ao companheiro Dr Uirá que se aventurou comigo nas salas da
PRATA, o vice campeonato mostrou que NÓS fizemos um trabalho
magnífico! Ao companehiro Dr Ednno por rir das minhas piadas sem graça
e ter me dado apoio! A companheira Dra Marina pro tratar educadamente
minhas investidas amorosas! A amiga Laurinha por me dar recados sobre
o projeto quando eu esqucia de anotar na agenda! Raíssa e Evaldo
também eu os agradeço pq vocês são pessoas trabalhadoras e
maravilhosas!! A minha orientadora Silvana por ter paciência comigo e
ter me dado esta oportunidade, sou grato a você!

PEÇO DESCULPAS POR MINHA IRRESPONSABILIDADE DE CHEGAR SEMPRE ATRASADO!!!